Esse é o circuito de um seguidor de catodo auto polarizado, isso porque a tensão de polarização de grade vem da própria tensão de repouso escolhida para o catodo, através de um divisor de tensão formado por dois resistores em série, ligados ao catodo da válvula.
Também podemos usar polarização fixa, onde a tensão de grade vem de uma fonte separada ou um divisor de tensão ligado à alimentação de placa ou +B.

Outra forma de polarização é acoplar o seguidor de catodo diretamente, em CC, ao estágio anterior de amplificação.
O seguidor de catodo ou cathode follower é muito usado para oferecer baixa impedância de saída para estágios amplificadores de tensão, ou pré-amplificadores, onde a potência entregue à carga é pequena. Ao mesmo tempo, oferece uma alta impedância de entrada para a fonte de sinal, servindo como Buffer (amplificador de isolamento) entre etapas. Seu ganho de tensão será sempre menor que 1, sendo comum estar entre 0,95 e 0,90. Em dB, uma atenuação de 0,5 a 0,9 dB.
Em termos dos parâmetros da válvula para pequenos sinais e resistência de carga externa RL, o ganho de tensão, com um estágio seguidor de catodo, será:

Onde


Ou resistência de entrada do próximo estágio;
