Projetando Um Estágio Seguidor de Catodo

Figura 12

Em vermelho, o limite de dissipação, por tríodo. A área abaixo da curva será a SOA, com Vp limitada aqui a 300V. A curva deveria ser prolongada até terminar com Vp = 400V, Ip=0.

Em laranja e amarelo, as retas de carga CC correspondentes às menores resistências de catodo permissíveis, devido à dissipação de placa, para tensões de alimentação de 250V (15,6kΩ) e 200V(10kΩ). Em verde a reta correspondente à menor resistência de catodo para 150V de alimentação (7,5kΩ), limitada por Ip=20mA.

A interseção entre essas retas e a curva correspondente a tensão Vgk=0 (Ec=0) vai indicar a máxima corrente Ip e a menor tensão Vpk alcançável, sem carga externa.

Com carga externa, uma reta de carga CA terá outra inclinação e limites, mostrados em verde, que podem ser obtidos estendendo um segmento de reta entre o ponto de operação Q escolhido e a máxima corrente possível sem ultrapassar a curva de máxima dissipação e depois prolongando a mesma reta do ponto Q até o valor de Ip=0 (Figura 13).

Figura 13

A inclinação obtida equivale a uma resistência de carga CA de:

O que implica numa resistência externa de carga de 60kΩ, no mínimo.

Foi usada como exemplo uma excursão simétrica de tensão Vgk, em torno de VGKQ, de -3,2V, ou entre 0V e -6,4V. Isso levaria a uma excursão em Ip entre 2mA e 14mA, Vk entre 205 e 55V, em Vpk entre 45 e 195 e em Uout de +80V a -70V, 150 Vpp, mas de forma assimétrica.

Essas previsões são aproximadas e não refletem a interação entre Vg, Vk e Ip devidas ao circuito. O ganho menor que um indica uma realimentação local elevada, uma vez que a tensão Vgk de controle da corrente de saída da válvula é exatamente a diferença entre a tensão de saída e a de entrada.

Deixe um comentário