O Verdadeiro “Rabo-Quente”

Figura 9. Algumas ferramentas usadas na limpeza de soquetes: limas finas, escovas interdentais. Demais materiais e procedimentos acham-se descritos no texto. A válvula 6AG7 que aparece na foto, mesmo nova, apresentava intermitências no funcionamento: deixava de oscilar. O problema não era na válvula, mas em mau contato que ocorria em terminal oxidado do soquete.

.

Maus contatos das válvulas nos soquetes são causadores de intermitências no funcionamento do aparelho, pipocares no sinal, roncos, chiados, ruídos tipo barco a motor (motorboating), instabilidades na frequência de operação em estágios dos circuitos oscilador/misturador etc. Sujidades no soquete da válvula podem ser removidas com limpadores de bicos de solda oxiacetilênica (procure na internet por limpador de bicos Carbografite, por exemplo (mas há vários de outras marcas): https://carbografite.com.br/produto/carbografite/limpador-de-bicos-cg, além de  escovinhas interdentais ou limpadores de cachimbo, com álcool isopropílico.

Em casos severos de oxidações é necessário limpeza com limas tipo agulha ou limpadores de bico de solda. Não use desengripantes em soquetes de válvulas: são para parafusos enferrujados. Não servem para componentes eletrônicos. Lubrificantes penetrantes deixam resíduos que funcionam como dielétricos nos contatos. Além disso, podem desagregar as fibras de fenolites como os empregados em certos tipos de soquetes antigos.

Confira se os pinos das válvulas miniaturas estão alinhados e livres de oxidações ou incrustações. Na edição anterior de Dicas e Diagramas explicamos detalhadamente como os pinos das válvulas podem ser limpos. Nem tudo o que é antigo era de boa qualidade. Houve soquetes bons, mas houve também soquetes de péssima qualidade fabricados antigamente. Aqueles com terminais corroídos por pasta de solda ácida ou por maresia devem ser substituídos.

Deixe um comentário