O Verdadeiro “Rabo-Quente”

Nos soquetes, bons contatos são fundamentais

Figura 8. Não apenas os pinos das válvulas precisam estar livres de oxidações. Os contatos nos soquetes também precisam estar impecáveis para que ocorra o perfeito funcionamento dos circuitos.

Na edição anterior de Dicas e Diagramas mostramos que vários tipos de válvulas, mesmo as nunca usadas, podem apresentar oxidações severas nos seus pinos, depois de muitos anos da fabricação.

Com os soquetes pode ocorrer algo semelhante: mesmo soquetes NOS, de estoque antigo, mas nunca usados, sofrem com a degradação de seus contatos, exigindo limpeza e polimento antes de serem colocados em operação.

Nos soquetes de válvulas octais, como o tipo mostrado na Figura 8, a limpeza é relativamente fácil: neste modelo, os terminais podem ser facilmente removidos da base isolante e recolocados depois da limpeza/polimento.

Como no caso das válvulas, os pinos dos soquetes podem ser limpos e polidos com escovinhas rotativas de pano ou latão montadas em micro retífica tipo Dremel.

No soquete octal visto antes, o problema de mau contato nos pinos decorreu do excesso de fluxo ou breu na soldagem, durante a fabricação do aparelho. Parte da resina escorreu para o interior do soquete, causando problemas, posteriormente, nos contatos com os pinos da válvula retificadora.

Os seis terminais da direita, na foto da Figura 8, já estão limpos. Os dois terminais de soquete, à esquerda na foto, ainda mostram resíduos da resina do fluxo.

Um comentário sobre “O Verdadeiro “Rabo-Quente””

  1. João de Deus29 de novembro de 2024 às 4:38 PMResponder

    Parabens Gilton Filho pela matéria bem comunicativa. Fortaleza Ce.

Deixe um comentário