O sistema IMAX
É nesse cenário de uso cada vez mais acentuado de tecnologias que viabilizavam a comunicação e transmissão de informação, em que foi apresentado, na feira EXPO 67, em Montreal no Canadá, o protótipo do sistema IMAX, em meio a diversas propostas de projeção de filmes em formato multitela.
O IMAX foi resultado do trabalho de um grupo de cineastas e empresários canadenses, que decidiu desenvolver um novo sistema utilizando um único projetor para telas de grande formato. No entanto, o primeiro sistema permanente de projeção com essa tecnologia só foi instalado em 1971 no Ontario Place’s Cinesphere, na cidade de Toronto.
Figura 6 – Comparação das proporções de tela no sistema IMAX e em tela padrão.
Fonte: Canaltech – https://canaltech.com.br/cinema
A imagem IMAX é dez vezes maior do que um quadro convencional de 35 mm e três vezes maior do que um quadro padrão de 70 mm.
A projeção do filme é feita com uma técnica denominada “Rolling Loop”, desenvolvida pelo australiano Ron Jones, onde o projetor avança o filme horizontalmente em um movimento suave e ondulado, mas a trilha sonora é gravada separadamente do filme.
O sistema de áudio é executado por 10kW a 20kW de potência, som surround estéreo de seis trilhas e um subwoofer de 3,2kW, com sons executados à pressão sonora da ordem de 85 dB.
Atualmente, o IMAX continua em operação, em cinemas que combinam sistemas de projeção em telas produzidas com design específico, além de sistemas digitais de surround, instalados em salas projetadas para levar o espectador a ter a sensação de estar dentro do filme, incluindo aí as tecnologias de filmes em 3D.