A película tinha 70 mm de largura sendo 65 mm para a imagem e 5 mm dedicados à trilha sonora com 2,5 mm alocados em cada lado do filme. Os princípios desse formato seriam reutilizados pela empresa Dolby Laboratories nos anos 1970.
Figura 4 – Cena do filme “A Volta Ao Mundo em 80 Dias”, produção da United Artists em Todd-AO de 1956.
Fonte: Dick Whitney Website – http://www.dickwhitney.net.
Os anos 1960 e suas inovações tecnológicas
Inúmeros avanços tecnológicos chegaram com os anos 1960, destacando-se aqueles relacionados à eletrônica do transistor (estado sólido).
Os esforços conduzidos por pesquisadores na indústria, nas universidades e nos centros de pesquisa resultaram em novas técnicas para miniaturização, integração em alta escala e produção de circuitos integrados, o que permitiu projetar e construir circuitos eletrônicos mais compactos e com menor consumo de energia.
Essas iniciativas favoreceram a produção de dispositivos eletrônicos menores e com preços mais acessíveis para consumo, como seria visto ao longo dos anos.
Nessa década, marcada por conflitos armados no Vietnã, pela corrida espacial e pelo Festival de Woodstock, iniciou-se o uso da informática com finalidade comercial; a IBM lançou seu primeiro chip de memória volátil (RAM), o homem pisou na Lua e surgiu a ARPANET, uma rede de computadores militares criada para compartilhamento e armazenamento descentralizado de informações que daria origem à Internet dos dias atuais.