Em setembro de 1952, estreava o Cinerama, o primeiro formato de longa-metragem widescreen, inventado por Fred Waller. Ele utilizava um filme de 35 mm em conjunto com três projetores para uma tela curva de 146 graus de comprimento e 23 metros.
Os engenheiros Hazard Reeves e Wentworth Fling realizaram testes para determinar o número de canais necessários para o formato, e perceberam que pelo menos 5 canais seriam necessários atrás da tela.
Então, foi desenvolvido um sistema de 7 trilhas na película para gravar a trilha sonora, que por sua vez alimentava oito canais de alto-falantes, sendo cinco atrás da tela e três ao redor do auditório.
As faixas 6 e 7 eram alternadas manualmente, servindo para surround estereofônico e surround monofônico, mais um surround traseiro para alguma cenas selecionadas no filme, de forma a criar um áudio envolvente para o espectador. O sinal de áudio era estereofônico e gravado em 29 I.P.S. (polegadas por segundo), o que garantia excelente fidelidade para os sons.
Figura 2 – O sistema Cinerama com três projetores.
Fonte: Blog História Mundi – José Jonas Almeida.