O SOM DO CINEMA – Uma Breve História – Parte III


Amplificadores valvulados com 4 dessas válvulas, em configuração push-pull, geravam em torno de 80 Watts de potência real, sendo bem adequados para os grandes auditórios.

Figura 1 – Válvulas KT66 e 6L6.

Um evento que teve grande influência sobre o avanço tecnológico naquele período foi a 2ª Grande Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945. Com o final dela, muitas tecnologias desenvolvidas para apoiar os países beligerantes ficaram disponíveis para serem aplicadas em inúmeras áreas, incluindo aí o mundo do entretenimento.  

Os anos 1950 e o desafio da TV

Embora fosse uma invenção dos anos 1920, a TV só veio ganhar popularidade nos EUA bem mais tarde, quando a venda de televisores e o boom da programação a transformaram na forma de entretenimento favorita da população daquele país.

De acordo com a “World Book Encyclopedia”, calcula-se que em 1946 foram vendidos 7.000 aparelhos de TV, número que subiu para 172.000 em 1948. Em 1950, 5 milhões de aparelhos foram vendidos, sendo que pouco menos de 20% dos lares norte-americanos tinham um aparelho de TV, já que era um produto de preço elevado.

No entanto, a produção em larga escala e os avanços tecnológicos dos anos seguintes permitiram que o televisor se tornasse um bem de consumo cada vez mais acessível à população.

A competição com a TV causou pânico na indústria cinematográfica, forçando-a a investir cada vez mais em inovações.

Como o padrão adotado nas telas dos televisores foi o da proporção 4:3 (1,33:1) que era a mesma das telas de cinema até o momento, os estúdios de cinema resolveram tornar as coisas mais amplas.

Deixe um comentário