O SOM DO CINEMA – Uma Breve História – Parte III

O DTS passou por diversas atualizações, incorporando maior número de canais e mais recursos. Sua versão mais atual é o DTS:X, concorrente direto do Dolby Atmos, e está disponível tanto para o cinema quanto na forma de processadores e receivers AV para home theater.   

Outro sistema que surgiu no mercado, em 2010, foi o Auro-3D, desenvolvido pela empresa Auro Technologies para oferecer uma experiência imersiva com filmes e música.

O sistema utiliza um algoritmo chamado Auro-Matic para distribuir áudio de alta resolução em diversos canais de forma independente, e com várias possibilidades de configuração.

Figura 14 – Distribuição de sonofletores para o sistema Auro-3D.

Fonte: Marantz – https://www.marantz.com/pt-pt/shop/avcontrolamplifier/auro3dupgrade.

Fabricantes de home theaters como Marantz, Denon e Yamaha adotaram esse sistema em seus equipamentos A/V. Um deles é o Yamaha A8A, um receiver compatível com Dolby Atmos, DTS e Auro-3D, que pode ser operado em diversas configurações multicanal: 7.2.4, 5.2.4, 7.2.2, 5.1.2, 7.1, 5.1, 3.1.2, 3.1 e 2.1 canais.

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