O SOM DO CINEMA – Uma Breve História – Parte II

O alto-falante é formado por um diafragma cônico de papel, preso a uma bobina de fio metálico e energizada por um grande ímã permanente ou um eletroímã, como uma alternativa acessível ao grande custo dos grandes imãs daquela época.

O projeto levou em consideração uma série de fatores que hoje são princípios básicos no design de qualquer alto-falante.

Figura 7 – Edward Kellogg e Chester Rice testando seu alto-falante (1925)

Um outro ponto discutido pela pesquisa de Rice e Kellogg foi a necessidade de se utilizar amplificadores com potência suficiente para fornecer o “headroom” adequado à reprodução de áudio com a máxima qualidade, pois só assim os benefícios propiciados por um alto-falante de alto nível seriam percebidos.

Entende-se como headroom a quantidade de potência e volume entregues pelo amplificador antes que ele comece a distorcer.

A empresa norte americana RCA licenciou o alto-falante desenvolvido por Rice e Kellogg e o incorporou em sua linha de produtos Radiola, que foi comercializada em diversos países com muito sucesso, inclusive no Brasil.

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