O SOM DO CINEMA – Uma Breve História – Parte II

Figura 1- John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain no Bell Labs (1948)

Nos dias atuais os transistores são produzidos em escala nanométrica, fazendo com que dispositivos de pequeno porte possam ter cada vez mais funcionalidades, como observamos nos smartphones e tablets, por exemplo.

A indústria eletrônica evoluiu bastante ao longo dos últimos 120 anos, e esse fato teve grande repercussão no cinema, já que o sucesso da produção dos filmes falados envolveu, diretamente, a utilização maciça de microfones e amplificadores.

Embora esses dispositivos sejam importantes para a produção e exibição de filmes, há um outro que também merece atenção e passou por substancial evolução: o alto-falante

Na segunda metade do século XIX o físico alemão Johann Philipp Reis desenvolveu uma série de experimentos com o objetivo de transmitir sinais elétricos à distância.

Em 1861 ele apresentou à comunidade científica alemã um protótipo de telefone contendo o que se considera o primeiro modelo de alto-falante, também criado por ele. Reis tentou manter a patente de sua invenção mas ela não obteve sucesso comercial.

Ele veio a falecer dois anos depois e sua invenção foi abandonada.

Deixe um comentário