O resultado desta parceria foi o Fantasound, o primeiro sistema de áudio multicanal para salas de cinema. O longa-metragem foi intitulado “Fantasia”, sendo exibido nos cinemas entre 1940 e 1941. O sistema desenvolvido apresentou uma série de características técnicas inovadoras para a época e que são utilizadas até hoje. Algumas curiosidades sobre o Fantasound:
- Foi desenvolvido um console de gravação multicanal, até então inédito.
- A gravação das músicas executadas pela orquestra utilizou uma nova técnica, onde cada passagem musical era gravada uma vez. Depois, durante sua reprodução, gravava-se outra parte em paralelo. Essa técnica ficou conhecida como “overdubbing”.
- O som captado nos microfones do estúdio Disney seguia para as máquinas de gravação por meio de linhas telefônicas dedicadas, cuja resposta de frequência ia até 15 KHz.
- O sinal de áudio era convertido para sinal ótico e gravado em filme 35 mm, com a possibilidade de se gravar até 4 canais simultâneos.
- O sinal de áudio passava por um controle chamado “panorama estéreo”, feito por um potenciômetro que permitia modificar a intensidade de sinal no canal, entre lado esquerdo, central e lado direito.
- Foi introduzido um controle para ajustar o nível de pressão sonora de cada canal no sistema de reprodução da sala de exibição.
- A combinação dos controles de pan e pressão sonora provocavam nos espectadores a sensação de envolvimento, que hoje caracteriza o “efeito surround”.
- Foi criado um canal de controle de sincronismo entre o som ótico e as imagens.
- Os engenheiros de som gravaram as músicas de forma que a parte mais alta da partitura ficasse próxima do nível de saturação do sinal, enquanto a parte mais baixa ficava um pouco acima do nível de ruído. Essa técnica foi utilizada para melhorar a relação sinal/ruído.
- O áudio do filme era reproduzido por um conjunto de 64 alto-falantes, sendo 36 deles na parte de trás da tela, 22 na parte do piso e 6 na parte alta da sala de projeção.
- Somente 14 cinemas investiram em equipamentos para se adaptarem ao Fantasound, desembolsando em torno de US$ 40.000 cada um.
- O trabalho que gerou o sistema Fantasound está documentando no Journal of the Society of the Motion Pictures Engineers (SMPTE), em agosto de 1941.