Embora tenha havido inúmeras experiências com estereofonia até então, atualmente reconhece-se o pioneirismo e inventividade de Alan Dower Blumlein, um engenheiro britânico que é considerado o inventor do som estereofônico em sua forma eletrônica. Neste sistema a reprodução de áudio utiliza dois canais monofônicos distintos (esquerdo e direito) que são sincronizados no tempo.
Blumlein gravou em 1934, no estúdio Abbey Road, um concerto da Orquestra Filarmônica de Londres, executando a sinfonia Júpiter, de Mozart, em estéreo. Ele também recebeu o crédito por ter gravado em 1935 o primeiro filme com som estéreo do mundo – “Trains at Hayes”.
Os trabalhos de Blumlein resultaram em 128 patentes em seu nome, não somente em áudio mas também em sistemas de radar e telecomunicações.
Em 1933 a Bell Labs fez algumas experiências bem-sucedidas para transmitir áudio estéreo pelas linhas de telefone, fato conhecido tanto por Disney quanto Stokowski. Os dois buscaram a parceria da Bell e da RCA no projeto e a conseguiram.
Assim, entre 1938 e 1940, os engenheiros de áudio William E. Garity e J. N. A. Hawkins, dos estúdios Disney, estiveram à frente de uma equipe de técnicos, engenheiros e artistas, recebendo apoio de cientistas das empresas parceiras para desenvolver o projeto.