O Primeiro VOM A Gente Nunca Esquece

A principal característica de um multímetro não é a relação “quilo-ohms por volt”, nem, tampouco, medir resistências de valores altos. Estes dois quesitos se “escondem” atrás de outro parâmetro, este sim, importantíssimo e que está no “DNA” do galvanômetro com o qual é fabricado o VOM.

O que interessa, de verdade, é saber qual é a menor corrente capaz de produzir a deflexão máxima (fundo de escala) do ponteiro (sem entortá-lo, é claro!).

Então, quando vamos comprar um multímetro analógico a primeira coisa a fazer é dar uma olhada na menor corrente que ele capaz de medir. Isso já irá nos dar uma “dica” sobre a maior resistência que ele poderá medir e, também, o “tamanho” da relação quilo-ohms por volt (kΩ/V).

Tudo na vida tem um preço ou onde entra a bateria de 22,5V?

Examinando o Sanwa 320X descobrimos que seu galvanômetro é de 20µA, mas ele mede correntes a partir de 25 µA porque tem um shunt em paralelo com a bobina do galvanômetro. Veja o post Gato Analógico – Sanwa 320X.

Esta baixa corrente capaz de produzir deflexão de fundo de escala no galvanômetro vai nos permitir ter uma escala de 100MΩ, mas aí entra o preço a pagar e a necessidade de uma bateria maior que 1,5V ou 9V usadas nos “outros” VOM de galvanômetro de 50µA. E é, exatamente, neste momento que entra a “famigerada” bateria de 22,5V para atender a Lei de Ohm.


Vamos combinar que esta escala de 100MΩ é um pouco de marketing. Se olharmos o painel do 320X veremos que o deslocamento do ponteiro para uma resistência de 100MΩ é ínfimo, dando um “salto de formiga” para mostrar 50MΩ. Na fig.2 o caminho (em vermelho) para escala de 100MΩ (R x 1000) nos mostra que a bateria de 22,5V entra em série com a pilha de 1,5V fornecendo 24V no total e que só é “útil” nessa escala.

Fig. 2 – Esquema elétrico do Sanwa 320X.

Um comentário sobre “O Primeiro VOM A Gente Nunca Esquece”

  1. Newton8 de dezembro de 2023 às 12:58 PMResponder

    O gosto por multimetro analogico é grande por tanto eu tenho 3 sanwa

Deixe um comentário