O rapaz abriu a mala e lá estava todo o chassi para montagem vertical de um “kit” de televisão, com exceção do tubo de imagem. O curioso da coisa é que a unidade cabia exatamente dentro da mala como se a mesma tivesse sido feita de encomenda para o transporte do chassi.
A montagem era caprichosa, estética, bonita até, com soldas bem feitas etc. Com o canto dos olhos pude notar o ar de orgulho com que o moço observava o seu “projeto”. Dei logo uma espiada nos capacitores eletrolíticos da fonte para ver se o garoto havia esquecido de ligá-los à massa (isto acontece, sabem?) mas tudo parecia em ordem.
Retirei o chassi da mala e acoplei-o ao meu possante e intimorato cinescópio de prova, que há vários anos tem resistido galhardamente às mais diversas provocações de inventores, experimentadores e outros gênios que costumam aparecer na oficina. Liguei o aparelho e aguardei alguns segundos, de sobreaviso para ação imediata ao primeiro sinal de qualquer fumacinha fora do programa mas sempre prevista em tais casos. Nada disso aconteceu, felizmente. Ouvimos logo o chiado característico da etapa de alta, depois veio o som e a varredura encheu a tela normalmente. Mas lá estava a tal barra escura atravessando a tela horizontalmente. O sincronismo vertical estava também um tanto crítico, segurando somente no final do potenciômetro de fixação vertical. Não havia dúvida que se tratava de zumbido modulando o sinal de vídeo.
Notei também que as margens da imagem estavam um pouco onduladas, prova de que o zumbido estava também afetando os circuitos de sincronismo. Sem dúvida, alguma fuga de filamento para catodo em uma das válvulas do sintonizador, canal de F.I., ou no amplificador de vídeo.
Excelente História, é assim que devemos fazer com quem quer aprender de verdade.
Bela história, um pouco fantasiosa, mas serviu para mostrar as etapas e os blocos de uma TV antiga a válvula, só senti que faltou ao técnico colocar a válvula boa no lugar da defeituosa para mostrar o funcionamento perfeito da TV, afinal poderia ter outro defeito que só se apresentaria após a troca da válvula, faltou mencionar também que no circuito analisado os filamento das válvulas estariam ligadas em paralelo, de qualquer forma é uma bela história.