O Primeiro TVKX

Nota do Editor: Neste artigo para a seção Memória de Antenna, reproduzimos, no formato original de duas colunas, na edição impressa e no PDF, o primeiro TVKX, publicado em junho de 1967, que, como vocês podem ver na capa acima, não teve muito destaque e, entretanto, tornou-se um sucesso absoluto. Desde há muito, está a cargo do Eng. Jaime de Moraes, também no retorno da revista, e que mantém o bom humor e a qualidade originais de L. P. Petriche. Esperamos que a leitura seja interessante e que vocês possam observar que, apesar da tecnologia evoluir, o método e os processos mentais necessários para reparação não mudaram muito, seja em um circuito valvular ou em uma placa SMD.

Boa leitura!

.

L. P. Petriche

Como Caçar Zumbido Nos Circuitos de Vídeo

eram quase cinco horas da tarde de uma terça-feira, e estava para fechar a oficina quando o rapazola entrou. Alto e um tanto ossudo nos ombros, cabelos tipo bossa-nova cobrindo parte da fronte numa pasta rebelde, era bem parecido com o Carlito, meu “videotécnico” auxiliar de Eletrônica, especialista em perder parafusos e porcas justamente na hora de fechar a tampa posterior dos televisores já reparados, testados e prontos para entrega no “Departamento de Expedição” da oficina: um cantinho de balcão, livre de pedaços de fios, pingos de solda, resistores e capacitores condenados e outras miuçalhas.

O rapaz, meio sem jeito, acercou-se do balcão e, com certo esforço, depositou sobre o mesmo uma mala de couro plástico, tamanho médio, fechada. Fiquei a cismar que diabo de interpretação teria o moço dado à nossa modesta placa pendurada do lado de fora da oficina: “Consertam-se Rádios e Televisores”.

2 comentários sobre “O Primeiro TVKX”

  1. Jose Carlos Pimentel Guimaraes28 de janeiro de 2023 às 8:31 AMResponder

    Excelente História, é assim que devemos fazer com quem quer aprender de verdade.

  2. Ronald Colman26 de outubro de 2023 às 10:09 PMResponder

    Bela história, um pouco fantasiosa, mas serviu para mostrar as etapas e os blocos de uma TV antiga a válvula, só senti que faltou ao técnico colocar a válvula boa no lugar da defeituosa para mostrar o funcionamento perfeito da TV, afinal poderia ter outro defeito que só se apresentaria após a troca da válvula, faltou mencionar também que no circuito analisado os filamento das válvulas estariam ligadas em paralelo, de qualquer forma é uma bela história.

Deixe um comentário