NÃO JOGUE NO LIXO – Construindo uma fonte de bancada com uma fonte ATX

Estes instrumentos ficaram muito baratos se comprarmos direto da China no Ali Express, por exemplo.

Com tanta coisa para colocar no painel da fonte, iremos precisar de uma caixa para acomodar tudo. Se você for habilidoso pode fazer uma de madeira ou usar uma caixa de MDF para artesanato. Isto pode ficar para o final.

Começando o “esquartejamento” da fonte ATX

Minha primeira sugestão é que seja eliminada a chave “110/220”. Se a sua rede elétrica for de 127V, como no meu caso, faça uma ligação direta na PCI da fonte (veja fig.7).  Se a rede for 220V, simplesmente elimine a chave, mas lembre-se que a fonte NÃO PODERÁ MAIS SER LIGADA EM 127V.

Fig. 7 – Ligação direta para fonte em 127V

O próximo passo será colocar um suporte de fusível para que se possa ter acesso fácil ao mesmo; retire o fusível da PCI e solde dois fios no lugar, que serão ligados no suporte de fusível que ficará no painel ou na parte de trás da caixa que abrigará a fonte. Fica a seu critério. Eu prefiro no painel próximo a chave liga/desliga.

Falando nela, coloque uma na entrada da rede, preferencialmente, de dois polos de modo a desligar simultaneamente fase e neutro. Se usar uma chave de um polo apenas, cuide para que interrupção seja feita na fase e jamais no neutro.

Deixe um comentário