Memória – Luiz André Barroso

Nessa época, empresas de Internet como o Google normalmente hospedavam seus sites em servidores de data centers mantidos por outra empresa, e isso não conseguia atender às necessidades de crescimento rápido da empresa.

Sua inexperiência no projeto de data centers ajudou a reinventá-los, escreveu ele em um ensaio e lembrou durante um podcast em 2021.  “Espere, espere, espere, mas por que estamos fazendo assim?” Barroso disse no podcast.  

Ele e seus colegas do Google abandonaram a abordagem padrão de centralizar software importantes em um data center em algumas máquinas caras e poderosas e  começaram a distribuir os programas do Google em milhares de servidores mais baratos e de nível médio. Isso economizou dinheiro gasto em hardware caro, ao mesmo tempo que economizou energia e permitiu que o software funcionasse com mais agilidade. Essa estratégia é usada hoje no mundo inteiro, com níveis de escalabilidade, eficiência e segurança altíssimos.

Barroso escreveu, com outros colegas, The Datacenter as a Computer,  e hoje esse livro é fundamental no estabelecimento de uma infraestrutura computacional moderna.

Também atuou em projetos ambientais. Ele atuou no conselho da Rainforest Trust, e também manifestava preocupação com a sede de eletricidade da indústria de criptomoedas.

Ele foi agraciado, em 2020, com o prêmio Eckert Mauchly da Association for Computing Machinery e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) por suas contribuições à arquitetura de computadores.

Além de engenheiro, tocava violão  e levava uma vida “fora dos holofotes” com sua esposa, Catherine Warner, cantora, com quem se apresentava eventualmente.

Atualmente estava no Conselho da Stone, empresa brasileira ligada ao mercado financeiro e é, infelizmente, mais um exemplo da criatividade e capacidade técnica dos brasileiros que nos deixou prematuramente, aos 59 anos, no dia 16 de setembro deste ano.  

Mais informações sobre a vida dessa notável personalidade podem ser obtidas em:

https://www.barroso.org/bio.html

https://www.wired.com/story/google-mourns-luiz-andre-barroso-veteran-engineer-invented-the-modern-data-center/

Um comentário sobre “Memória – Luiz André Barroso”

  1. André N. Solyom19 de outubro de 2023 às 6:20 PMResponder

    Grande brasileiro, grande legado.

Deixe um comentário