Memória – Luiz André Barroso

Marcelo Yared

Muitos dos que leem Antenna podem não conhecer o Engenheiro Luiz André Barroso, mas estão usando os conceitos e ideias dele para acompanhar estas linhas, bem como várias coisas que façam na Internet que dependam, de alguma forma, de computação em nuvem e dos centros de processamento de dados modernos.

Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Barroso queria ser engenheiro eletricista desde criança, e conheceu o radioamadorismo pelas mãos do avô.

Obteve o bacharelado e o mestrado em engenharia elétrica pela PUC e foi para os EUA para um doutorado em arquitetura de computadores pela University of Southern California.

Trabalhou na Compaq e na Digital Equipment Corporation e foi levado ao Google em 2001, com o intuito de trabalhar em engenharia de software, mas isso não durou muito, pois Urs Hölzle, o primeiro vice-presidente de engenharia da empresa, encarregou Barroso de reconstruir a infraestrutura da empresa. “Eu era a coisa mais próxima que tínhamos de uma pessoa de hardware”, ele afirmou depois.

Um comentário sobre “Memória – Luiz André Barroso”

  1. André N. Solyom19 de outubro de 2023 às 6:20 PMResponder

    Grande brasileiro, grande legado.

Deixe um comentário