MEMÓRIA – Lou Ottens

Lou Ottens, o inventor do tape cassete e líder da equipe que desenvolveu o CD faleceu neste mês, dia 6/3, na sua casa em Duizel, Brabant, na Holanda.

Ottens, engenheiro, começou a trabalhar na Philips em 1952, assumindo, após algum tempo, a direção do departamento de desenvolvimento de produtos.

Logo após assumir a posição, Lou e sua equipe apresentaram o primeiro gravador de fita portátil, que vendeu mais de um milhão de unidades.

Dois anos depois ele apresentou o que marcaria uma revolução na gravação magnética: o tape cassete. Quanto a isso, ele mesmo afirmou, tempos depois:  “Fiquei irritado com o desajeitado e nada amistoso sistema de carretéis, simples assim”.

Ottens definiu que o tamanho do estojo deveria ser pequeno o suficiente para ser carregado nos bolsos, e, posteriormente, após patentear o mecanismo, negociou com a Sony para introduzir o cassete mundiamente, com vendas que atingiram mais de 100 bilhões de unidades, até hoje.

Outro produto de sua mente criativa, junto com sua equipe na Philips, foi o CD, que, novamente em parceria com a Sony, já vendeu mais de 200 bilhões de unidades.

Em 1986 Ottens se aposentou e nunca se disse orgulhoso individualmente de seus inventos, afirmando sempre tratar-se de trabalho de equipe.

Sua maior frustração, ou arrependimento, foi ter sido a Sony, e não a Philips, que inventou aquilo que ele considerava ser a melhor aplicação para o cassete, o Walkman. “Isso ainda me dói”, dizia.

Descrente da recente onda de retorno do cassete, Ottens afirmava que “nada poderia bater o som de um CD”.

Texto baseado na notícia em DutchNews.nl: https://www.dutchnews.nl/news/2021/03/dutch-inventor-of-the-audio-cassette-tape-dies-aged-94/ . Acesse o link ou clique na imagem para a leitura completa, no original.

MY

Deixe um comentário