MEMÓRIA – Álvaro Neiva

Já internado, ele nos mandou esquemas e orientações sobre um possível artigo; um provador de amplificadores operacionais, pois nossos leitores informavam muitos problemas com esses componentes, por conta de falsificações.

Em resumo, mesmo internado, com problemas de saúde, o Professor Álvaro estava preocupado com aqueles que ele cativou: este que escreve estas linhas, responsável por publicar a revista, e por seus alunos e leitores; ele sabia que era responsável, eternamente, por nós.

Eu poderia dizer que o Álvaro era engenheiro eletricista, responsável pelo áudio e pelo vídeo do Centro Artístico da Universidade Federal Fluminense desde 1983, dava aulas de eletrônica de áudio e sonorização na Faculdade Estácio de Sá, era membro ativo da Audio Engineering Society e que foi sócio da Sigmatec Audio, de Niterói, RJ, empresa especializada em sonorização, ou mesmo poderia mostrar suas várias contribuições e cursos para a área de eletrônica de áudio, como o abaixo.

Mas o que eu vou mesmo escrever aqui é que ele era uma pessoa educada, gentil, de fala mansa e que nunca utilizou seus vastos conhecimentos para demonstrar nada que não fosse atenção e carinho por aqueles que cativava, pois, professor na essência, sempre buscava o crescimento pessoal de seus alunos e leitores, como demonstrado nas dezenas de agradecimentos e pesares, por ocasião de seu falecimento, em manifestações de amigos, clientes, leitores e ex-alunos de seus cursos. Entre seus admiradores, podemos citar o Eng. Luiz Fernando O. Cysne, que o considerava um dos expoentes da engenharia de áudio no Brasil, conforme relatado ao seu amigo Miguel Nabuco.

Vamos ficar com a lembrança e com a saudade do amigo. Vai fazer muita falta.

Álvaro Neiva deixa esposa, duas filhas e um recém-nascido neto, que ele teve a felicidade de conhecer.

Marcelo J. O. Yared

Um comentário sobre “MEMÓRIA – Álvaro Neiva”

Deixe um comentário