Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte VIII

A ANTENA MOXON

Les Moxon, G6-XN, é o criador original da antena Moxon. A antena Moxon pode-se visualizar como uma antena Yagi com as pontas dobradas em direção uma à outra. As pontas estão separadas por um espaço isolante que é, acima de tudo, responsável pelo padrão de direção único da Moxon.

A antena Moxon é uma antena direcional que está se tornando popular, tanto nas faixas de HF como nas bandas mais altas, como V e UHF, devido as seguintes vantagens:

Pequena em tamanho físico, a Moxon pode ser construída usando-se uma estrutura leve, com irradiantes de fio de cobre, que é montada sobre um X aberto, cuja estrutura pode ser metálica ou não. Por estas características, pode ser instalada num mastro rotativo ou fixada em troncos de árvores (fixa) e com o programa para cálculo, você pode construir uma Moxon multibanda!

Segundo cálculos, a relação frente/costas de uma Moxon é de mais de 30 dB e, mesmo

numa altura inferior a ½ comprimento de onda, comporta-se bem, além de exibir baixa ROE em quase toda a faixa para a qual foi projetada.

A Moxon é acoplada diretamente a um cabo coaxial de 50 ohms sem necessidade de

acopladores, mas alguns colegas que a montam para três bandas acham vantajoso usar um acoplador 1:1.

E, como curiosidade, que não está apontada nos sites que pesquisamos, o ângulo do “X” da antena tem uma abertura de 140º na parte mais aberta e 80º na parte mais estreita do X. Isso facilita construir a estrutura que suportará os fios, podendo ser metálica ou não. O ideal seria varas de fibra de vidro, pela sua dureza. Varas de PVC fazem com que ela fique “acanoada”, alterando suas medidas originais.

Um comentário sobre “Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte VIII”

  1. Oscar7 de julho de 2024 às 4:44 PMResponder

    O colega LY3LP e Lituano.

Deixe um comentário