Aconselho você a levar a sério o comprimento exato dos elementos, especialmente os de UHF, já que a diferença deles pode ser de míseros 2mm! Use uma régua metálica ou uma trena de boa qualidade. Faça o serviço sobre uma mesa ampla. Isso ajuda muito pois as varetas de solda costumam vir abauladas, isto e, tortas no comprimento.
Material necessário – elementos de UHF de 1,5 mm de diâmetro
RU – refletor UHF – vareta de 328 mm (32,8 cm)
IU – irradiante – vareta de 330 mm (33 cm)
D1 – diretor um – vareta de 309 mm (30,9 cm)
D2 – diretor dois – vareta de 307 mm (30,7 cm)
Você leu certo: o refletor RU e 2 mm menor que o irradiante IU!
Material necessário – elementos de VHF – vareta de solda de 3 mm de diâmetro
IV – irradiante – vareta de 946 mm (94,6 cm)
RV – refletor – vareta de 1 metro exato.
Nota: você deve levar em conta o espaçamento do elemento irradiante de VHF! No nosso caso, deixamos 1 cm de espaço e descontamos no comprimento total de cada um dos dipolos. Depois de soldados na placa impressa, o comprimento total deu os 94,6 cm. Se você cortou na medida exata, provavelmente terá que reduzir 5 mm de cada lado do dipolo irradiante, esse que vai receber o cabo coaxial.
Dica importante, que tivemos que levar em conta ao calcular o comprimento da gôndola: deixe um pequeno espaço sobrando entre o refletor D2 e a ponta da gôndola.
Isso garante que sua antena tenha um certo apoio na hora de colocá-la no chão, ao manusear e ao iniciar as medidas do espaçamento entre os diversos elementos.
Também protege esse elemento de entortar ao encostar em alguma coisa quando está “em descanso”.
A minha fica de pé encostada numa parede!
O colega LY3LP e Lituano.