Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte IV

Ademir Freitas Machado – PT9-HP

ANTENA TEIA DE ARANHA MULTIBANDA

Muito difícil de se achar um radioamador brasileiro que usa este tipo de antena multibanda que se parece uma teia de aranha é bem interessante para quem tem quintal bem reduzido. É perfeitamente possível instalar uma antena de 20 a 10 metros usando a técnica de se dobrar as pontas da antena.

Também conhecida pelo termo inglês cobweb, esta antena é formada por um quadro, porém sem emenda nas pontas, o que a faz um quadro aberto. A maior dificuldade é sem dúvida sua montagem mecânica, que requer uso de varas de fibra de vidro ou outro material de suporte rígido. Os colegas europeus tem montado os dipolos com fio paralelo preto e vermelho de alto falante, mas não seria má ideia usar uma cordoalha de cobre.

A posição da antena é horizontal, ou seja, deitada. Mesmo o quadro maior, para a banda de 20 metros, ainda é bem reduzido e não chama muito a atenção de quem passa na rua. Cada lado maior da antena tem em torno de 2,7 metros. Depois de montada, esta antena fica bem parecida aos arames de um guarda-chuva.

A matemática envolvida para o cálculo dos dipolos é o tradicional 142,5 divido pela frequência e o resultado por 4, já que teremos um quadro “quase” perfeito. Vejam os desenhos.

Esta antena foi calculada – e precisa de pequenos ajustes – para as bandas de 20, 17, 15, 12 e 10 metros. A ROE é incrivelmente baixa em boa parte da faixa.

A parte superior do quadro tem um espaçamento – que pode ser uma cordinha de nylon ou uma chapinha de acrílico e varia de 10 a 20 centímetros.

Sugiro para quem for montar a antena, que faça a marcação nas cruzetas por onde os fios passarão. Marque o centro onde todos os fios serão unidos. Daí passe pelos outros furos e veja até onde chega no espaço do isolante. Os montadores sugerem que se use um perímetro (comprimento total do fio) pouco maior que o calculado. É mais fácil encurtar um fio do que esticá-lo!

Deixe um comentário