Tipos de antenas
Dipolos de fio ou de tubos de alumínio. Já explanadas acima. Veja o ângulo de radiação e seu lóbulo (plano vertical e horizontal). O ganho de uma antena de 1 elemento é unitário. Ela irradia em todas as direções (omnidirecional), com uma leve diminuição nas pontas. No Brasil, os radioamadores gostam de colocar o dipolo com as pontas para o Leste/Oeste, irradiando o máximo para o Norte/Sul.
Uma antena dipolo pode ter suas extremidades dobradas em ângulos de 90º, permitindo acomodá-la em espaços reduzidos. É importante fazer experiências antes, pois uma série de fatores irá entrar em ação.
Na figura abaixo, representa-se a irradiação de um dipolo, vista de cima. Na figura seguinte, como se veria observando a antena na linha do horizonte. Não é bem exato, mas dá para se ter uma ideia. Nas antenas direcionais, o lóbulo concentra-se numa única direção e pode ter um ângulo bem baixo em relação ao horizonte, o que é bom para DX.
Se fosse possível vermos o campo eletromagnético, veríamos algo semelhante a uma bolha, levemente achatada nas pontas da antena e mais encorpada perpendicularmente ao fio da antena.