Manual das Antenas para Radioamadores e Radiocidadãos – Parte II

Há uma grande matemática envolvida, mas com um artigo do colega português Luiz Duarte Lopes, CT1EOJ publicado na revista QST de outubro de 2003 e com a ajuda de um programa disponibilizado por ele, pode-se, com certa facilidade, calcular todos os parâmetros para a confecção das bobinas. Neste caso, não usa capacitores.

Mais ainda, com um pouco de trabalho, pode-se construir uma excelente antena Yagi de 2 elementos, que compensaria em muito as perdas ocorridas numa antena encurtada por bobinas, já que a Yagi-Uda concentra o sinal numa única direção. Numa futura atualização deste manual, ensinaremos como calcular o encurtamento de uma antena dipolo.

Dipolo encurtado com bobinas para 40 metros

Fica claro, pelas experiências realizadas, que o melhor rendimento se consegue quando as bobinas ficam mais para a extremidade da antena. Alguns preferem usá-las no centro de cada perna do dipolo. Veja o resultado final, usando-se fio encapado nº 12.

O comprimento total da antena é de 10,64 metros.

Bobina: 25μH (33 espiras de fio de cobre esmaltado nº 12, sobre PVC de 1 ¾ polegada de diâmetro – cerca de 4,6 cm). O enrolamento dá uns 7 cm de comprimento.

Deixe um comentário