Loudness, Uma História…

A inclinação de 30dB/oitava na região de baixa frequência vem da interação entre a impedância RC na realimentação, de primeira ordem, que aumenta o ganho para baixas frequências numa taxa de 20dB/década, e o atenuador de entrada, que reduz a atenuação nas baixas frequências com a mesma taxa. Mas a interação entre os polos e zeros do circuito não deixa a taxa alcançar os 40dB/década de um circuito de segunda ordem.

Resposta flat.

Fig. 5

Com os resistores e capacitores com os valores usados na simulação, a resposta está plana, dentro de +-0,1dB, de 20Hz a 20kHz, na posição flat.

Uma simulação simples supõe componentes passivos ideais e lineares, com valores exatos, mas o circuito real vai usar componentes reais, com tolerâncias de fabricação em seus valores, fora outras características não ideais. No LTSpice XVII é possível incluir o coeficiente de temperatura dos resistores, resistência série, paralela e indutância série nos capacitores, capacitância paralela, resistência série, paralela mais a variação não linear da indutância com a corrente, nos indutores.

Algumas versões do Spice, mais potentes, permitem fazer o uso da  chamada técnica de Monte Carlo, onde valores aleatórios dentro da faixa de tolerância são atribuídos aos resistores e capacitores do circuito. Não nessa versão free.

Mas, mesmo assim, vamos avaliar agora, qual a variação na resposta para variações nos capacitores, que são mais difíceis de achar com tolerâncias menores que +-10% e mais caros que resistores de 1%.

Deixe um comentário