Fundamentos de Eletrônica – Parte IV

Tipos de Resistores

Os resistores podem ser classificados como fixos, ajustáveis, e variáveis:

  • Fixo: é o resistor que apresenta um único valor de resistência que permanece constante sob condições normais, independentemente de como estiver sendo aplicada.
  • Variável: é o resistor onde o valor de resistência pode variar na medida em que seu atuador (botão ou cursor) é movimentado. Normalmente, em um extremo temos a resistência nula e, no outro, a resistência máxima, cujos valores variam de acordo com o fabricante.
  • Ajustável: é semelhante ao variável, mas sua aplicação mais comum é quando se deseja que um certo valor de resistência seja obtido para calibrações e ajustes finos de corrente em circuitos, dentro de uma faixa pré-definida e com muita precisão.

A figura 4 mostra alguns exemplos desses resistores.

Figura 4 – Exemplos de resistores: fixo, variável (potenciômetro) e ajustável (trimpot).

Materiais Utilizados nos Resistores

Os resistores podem ser produzidos com diversos materiais. Há os resistores de carvão, resistores de fio, resistores de filme de carbono e de filme metálico, a saber:

  • Os resistores de carvão têm em seu interior um certa quantidade de carvão granulado e o material destinado a se obter o valor da resistência. Não é um componente de alta precisão e sua tolerância vai de 10 a 20% da resistência nominal.
  • Os resistores de fio são constituídos por um núcleo de cerâmica ou vidro, que é envolvido em um fio de grande comprimento. Pelo diâmetro do fio e seu comprimento é possível encontrar o valor da resistência.
  • Os resistores de filme de carbono são formados por um corpo cilíndrico cerâmico recoberto por uma película de carbono. Emitem um ruído característico quando em funcionamento.
  • Os resistores de filme metálico são constituídos por um cilindro cerâmico recoberto por uma película metálica de Níquel Ni-Cr. É um resistor de alta qualidade e precisão, com baixíssimo nível de ruído e tolerância da ordem de 1%.

Deixe um comentário