Fundamentos de Eletrônica – Parte II

Potencial Elétrico

Toda carga elétrica submetida a um campo elétrico possui energia potencial elétrica (Ep) relativa à sua posição dentro desse campo. Denominamos essa grandeza de Potencial Elétrico ou Potencial Eletrostático, relacionando um ponto qualquer A localizado no campo elétrico e um outro ponto B de referência, que é definida pelo trabalho da força elétrica sobre uma carga eletrizada q no deslocamento entre esses dois pontos. O Potencial Elétrico é representado pela variável VA e pode ser obtido pela seguinte expressão:

A unidade de Potencial Elétrico no Sistema Internacional é o Volt (Joule/Coulomb).

Diferença de Potencial

A diferença de potencial (ddp), também conhecida por tensão elétrica ou voltagem, é uma grandeza que relaciona o potencial elétrico V entre dois pontos A e B. É a partir das diferenças de potencial que ocorrem diversos fenômenos, como por exemplo os raios, devido à grande diferença de potencial entre as nuvens de chuva e a superfície do planeta.


Figura 10 – O raio é um fenômeno associado à ddp.1

Assim como o potencial elétrico, a ddp também é expressa em Volts, e pode ser calculada pela seguinte expressão:

A ddp é uma das mais importantes grandezas nos estudos de eletrônica, tendo relação direta com o fluxo ordenado de cargas que caracteriza a corrente elétrica, e que veremos no próximo artigo.

Até lá!

1-Fonte: Wikipedia – foto de John R. Southern from Toronto, Ontario, Canada. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_(meteorologia)#/media/Ficheiro:Krunkwerke_-_IMG_4515_(by-sa).jpg

Deixe um comentário