Campo Elétrico
Ao observarmos o fenômeno da indução eletrostática, constatamos que uma carga elétrica puntiforme gera ao seu redor uma zona de influência, que pode atrair ou repelir outras cargas, de acordo com os sinais delas. São interações que lembram a ação do campo gravitacional de um planeta sobre outros corpos celestes, como ocorre com a Terra e a Lua, embora nesse caso haja apenas o efeito da atração.
Constata-se assim que uma carga elétrica puntiforme Q modifica de alguma forma a região de seu entorno. Se colocarmos uma carga de prova q num ponto P dessa região, será percebida uma força F de origem elétrica, agindo em q (figura 5).
A região do espaço que é influenciada pela presença da carga elétrica Q recebe o nome de campo elétrico, que é representado por E. A cada ponto P do campo elétrico associa-se um vetor E, que independe de haver ou não uma carga de prova q em P. O valor da força F pode ser obtido pelo produto entre a carga q e o vetor campo elétrico, ou seja:
F e E são grandezas físicas diferentes, pois F é força enquanto E é vetor campo, mas têm sempre a mesma direção. O sentido de F e E será definido pelo sinal da carga q: se q < 0 F e E terão sentidos opostos; se q > 0 F e E terão sentidos iguais (figura 6).