Fundamentos de Eletrônica – Parte II

No final do século XVIII, o físico francês Charles Augustin de Coulomb desenvolveu diversos arranjos experimentais para observar o comportamento entre corpos eletrizados. Para suas experiencias ele utilizou uma Balança de Torção, artefato inventado por ele, formado por uma haste metálica com capacidade de rotação e uma esfera metálica. Quando a haste estava carregada, era repelida pela esfera metálica se estivesse carregada com cargas elétricas de mesmo sinal (figura 3).

Para assistir um vídeo onde é mostrada a balança de torção de Coulomb em funcionamento, visite o link https://www.youtube.com/watch?v=GIj0saps13w .

Consideremos duas cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2, mantidas no vácuo a uma distância “d” uma da outra. De acordo com a 3ª Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação), estas cargas podem se atrair (sinais contrários) ou se repelir (sinais iguais), evidenciando que há entre elas a presença de forças de interação de mesma intensidade e direção, cujo sentido depende do sinal das cargas (figura 4).

Onde:

F – força eletrostática (Newton)

Q – carga puntiforme (Coulomb)

d – distância entre as cargas (metro)

k0 – constante eletrostática (aproximadamente 9,0.109N.m²/C²)

Deixe um comentário