Experimentos com Python Para Técnicos em Eletrônica – Parte XIX

Mas, hoje, interface gráfica com o usuário é nada mais que a tela de um programa num monitor LCD. Um painel colorido por onde o operador pode trocar informações com a máquina. Bons exemplos são as telas de controle das modernas máquinas mecânicas, como tornos mecânicos, máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado) e outros sistemas robóticos; também as telas do sistema operacional Windows da Microsoft; ou as telas dos aplicativos no seu smartphone, um computador de bolso equipado com rádio transceptor.

Aqueles botões, chaves, luzes piscantes e alarmes sonoros de antigamente ainda estão vivos; hoje virtuais, menores, multicoloridos e mais brilhantes; e podem ser facilmente remanejados de  seus lugares ou substituídos por outros dispositivos como entradas de comando por voz, movimentos ou mesmo por ondas cerebrais (aliás, uma área interessantíssima!).

Conhecendo um novo editor de scripts: o VSCode

Até aqui em nossa série sobre Python, criamos e testamos nossos scripts na plataforma on-line Google Colab, um ambiente de desenvolvimento integrado próprio para essa linguagem que guarda nossos códigos remotamente numa nuvem. Mas existe um editor de códigos muito simples que pode ser instalado facilmente em qualquer sistema operacional, onde podemos testar nossos scripts off-line e guardá-los em nosso próprio computador.

Trata-se do Visual Studio Code, ou simplesmente VSCode, da Microsoft. Não se trata do Visual Studio, também da Microsoft, um IDE para desenvolvimento de aplicações nas linguagens C, C++ e C#; uma ferramenta mais pesada. O VSCode é uma ferramenta bem mais simples e com suporte para muitas outras linguagens, incluindo o Python.

Uma das vantagens dessa plataforma é que, conforme formos evoluindo como programadores, podemos ir adicionando extensões para muitas outras funcionalidades. Por ser de código aberto, qualquer pessoa pode criar uma nova funcionalidade e publicá-la gratuitamente numa das páginas das muitas comunidades existentes na internet.

Aqui não vamos mostrar como se instala o VSCode na sua máquina; existe na internet dezenas de tutoriais que ensinam como fazer facilmente essa instalação em qualquer sistema operacional. Na lista de sites web no final desse artigo colocamos algumas sugestões para o leitor.

Deixe um comentário