Experimentos com Python Para Técnicos em Eletrônica – Parte XIX

João Alexandre Silveira*

Criação de Interfaces Gráficas com o Tkinter

Nas três partes anteriores dessa nossa série tratamos da leitura e escrita de arquivos txt (texto), csv (comma separated values) e xlsx (Microsoft Excel) com as bibliotecas csv, pandas e Openpyxl da linguagem Python. Vimos que essas bibliotecas contêm funções e métodos com as quais podemos facilmente abrir qualquer um desses arquivos; e, uma vez abertos, podemos modificar quaisquer caracteres ou valores neles contidos e depois salvá-los normalmente, com o mesmo nome ou com um outro nome qualquer.

Até aqui todos os scripts ou programas que escrevemos em Python foram testados na plataforma Google Colab ou numa interface de linha de comando conhecida por Shell. Avançando, nesta nona parte, chegou a hora de conhecermos mais uma plataforma de criação de scripts em Python e também tratarmos da criação de interfaces gráficas entre um programa Python e o usuário desse programa. Para isso vamos testar o editor VSCode e conhecer mais uma biblioteca nativa do Python: a biblioteca Tkinter.

Mas, antes, o que é uma interface? Esse substantivo feminino vem da palavra inglesa com a mesma grafia que quer dizer ‘entre faces’, ou entre formas diferentes. Na Física é a superfície que forma o limite comum entre dois corpos ou espaços. Na Eletrônica é um circuito que compatibiliza dois outros circuitos diferentes de modo que estes possam trocar sinais elétricos entre si; como um conversor ADC, que faz com que a saída de um circuito analógico possa ser conectada a entrada de um circuito digital.

*Autor do livro “Experimentos com o Arduino”, disponível em www.amazon.com.br

Deixe um comentário