Um painel de um instrumento eletrônico é também uma interface, agora entre as funções do instrumento e o operador deste. No mundo dos computadores uma interface tanto pode ser também um painel físico para acesso direto com um hardware, ou um painel virtual, por onde o operador pode interagir com o software que é executado naquele hardware.
É dessa última definição, a interação via painel virtual, normalmente chamada de GUI (Graphical User Interface) ou interface gráfica com o usuário, que trataremos hoje em nossos experimentos com Python para técnicos e engenheiros em Eletrônica.
A interface com o operador nos primeiros computadores era puramente física; através de chaves, botões, lâmpadas sinalizadoras e alarmes sonoros. Depois foi criado uma interface mais amigável com o operador com um teletipo, chamado de TTY (Teletype); uma máquina de escrever eletromecânica usada para transmissão de dados à distância. Veja na figura abaixo como era essa interface do século passado.
Tinha teclado, ‘monitor’ (um rolo de papel) no centro e ‘HD’ (um leitor e perfurador de fita de papel, à esquerda). Na tampa à direita podia ser instalado um aparelho telefônico com disco para conexão remota de dados com outro TTY; o embrião da internet discada.
Nos anos 1980 este autor e o professor Paulo Brites daqui da revista Antenna trabalhamos juntos com esses equipamentos na estação de satélites da extinta Embratel.