Ôpa!, apareceu um erro! Na verdade uma exceção, como já aprendemos nas partes V e VI dessa série. O interpretador Python nos diz que na linha 7 ocorreu uma tentativa de acessar um elemento inexistente numa lista. Como assim, se todos os primeiros elementos de cada coluna foram mostrados corretamente?!
Será que o leitor que acompanhou até aqui toda essa série de artigos saberia dizer onde está esse erro? Uma dica: observe cada linha impressa pelo script da página anterior. Aquele script imprimiu uma lista em cada uma das 10 linhas; mas, observe a última linha.
Isso mesmo: a última lista está vazia, não existe nenhum elemento nela para ser acessado, daí o erro. E como essa lista foi criada? Ela foi criada depois da linha 9 quando pressionamos a tecla Enter e criamos mais uma linha, essa vazia.
Para corrigir essa exceção, abra de novo o arquivo tacometro.csv, posicione o cursor nessa última linha, pressione a tecla Return e salve novamente o arquivo. Agora abra novamente a aba esquerda no Colab, refaça o carregamento do arquivo e execute o script. Veja a tela a seguir, onde agora mostramos as duas primeiras colunas de cada linha do arquivo tacometro.csv; não existe mais nenhuma exceção quando executamos o script!
Lembre-se que devemos sempre fechar, com a função close(), na linha 9, um arquivo aberto depois de usá-lo.