No terceiro artigo tivemos os primeiros contatos com a biblioteca pandas da linguagem Python; onde vimos o que é uma Serie e um Dataframe. Agora vamos transformar o arquivo tacometro_2.csv num dataframe (dataset) com o método DataFrame() dessa biblioteca pandas.
Nesse script nas duas primeiras linhas importamos as bibliotecas csv e pandas. Depois convertemos o arquivo tacometro_2.csv num dataframe, df_1; e fizemos, na linha 7, da primeira linha do arquivo, o cabeçalho, o nome das colunas; antes eram números inteiros. Na linha 8 tivemos que eliminar do dataframe essa primeira linha, que apareceria como dados junto com as outras. Na última linha salvamos esse dataframe num outro arquivo csv: df_1.csv.
Já dissemos ao longo dessa nossa série que sempre podemos escrever um mesmo programa em Python de diferentes maneiras. Veja como podemos reescrever o script acima de uma outra forma mais simplificada, usando o recurso da transposição entre linhas e colunas do dataframe; depois setamos a primeira linha como índice e, novamente, fazemos a transposição do dataframe; tudo isso numa única linha de comando; como na tela abaixo.