Eletrônica Básica

A computação começou a se estabelecer como área de conhecimento nesse período com os primeiros computadores eletrônicos. Um deles foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), desenvolvido a partir de 1943 para computar trajetórias de projeteis mas que só se tornou operacional após o final da 2ª Grande Guerra. Eram dispositivos que ocupavam salas inteiras e de manuseio bastante restrito por engenheiros, matemáticos e outros técnicos.

Mas tudo iria mudar a partir de 1947, com um experimento realizado no Bell Laboratories por John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley, engenheiros dessa organização. Ao combinarem dois fragmentos metálicos de ouro com um cristal de germânio, material semicondutor, e aplicarem um sinal elétrico na entrada do conjunto, perceberam que era possível obter um sinal de saída amplificado. O experimento resultou na criação do transistor de junção, importante componente eletrônico que promoveu uma verdadeira revolução na eletrônica. Os três engenheiros receberam o prêmio Nobel de 1956 por sua criação.

Equipe do Bell Labs e o primeiro transistor de junção

Com o advento do transistor a eletrônica alcançou um novo patamar, com impactos que transformariam o mundo nas décadas seguintes. O transistor poderia substituir a válvula termiônica em várias aplicações com muitas vantagens pois era menor, de custo mais baixo, mais leve e consumia menos energia que ela, favorecendo enormemente sua utilização. A partir desse momento diversas técnicas foram desenvolvidas para integrar funções em circuitos eletrônicos e reduzir as dimensões dos mesmos, tendo por base o uso de pastilhas de germânio, material semicondutor, para produção de transistores e diodos (componentes ativos) combinados aos resistores e capacitores (componentes passivos), o que permitiu a criação dos circuitos integrados e posteriormente dos amplificadores operacionais e chips. Assim, a eletrônica inicialmente de caráter analógico dava seus primeiros passos para o universo digital, num caminho aparentemente sem volta.

2 comentários sobre “Eletrônica Básica”

  1. jose carlos junior pinto19 de maio de 2021 às 11:35 AMResponder

    muito esclarecedor e estimulante os textos produzidos.

  2. Felix Padua24 de setembro de 2021 às 10:13 PMResponder

    uma viagem pelos primórdios da eletrônica de forma resumida e interessante.

Deixe um comentário