Os circuitos eletrônicos são formados por componentes chamados de resistores, capacitores, transístores, dentre outros, e projetados para atender inúmeras funções, permitindo por exemplo, a transmissão de um sinal de áudio para reprodução de música, a abertura e fechamento de um portão automático, a partida do motor de um veículo, numa infinidade de possíveis aplicações.
Embora a ideia original do termo se deva ao pensamento grego da antiguidade, onde a palavra elétron significa “âmbar” (ἤλεκτρον, ēlektron), podemos considerar que os princípios básicos da eletrônica que conhecemos na atualidade só tiveram início no século XV, com os experimentos sobre eletricidade estática feitos pelo cientista inglês William Gilbert.
Um grande passo foi dado na segunda metade do século XIX, quando o inventor norte americano Thomas Edison conseguiu produzir, experimentalmente, a passagem do fluxo de elétrons de um condutor metálico para outro através do vácuo, o que ficou conhecido como Efeito Edison ou emissão termiônica. No início do século XX, o engenheiro e físico britânico John Fleming aplicou o Efeito Edison em um tubo a vácuo com um cilindro metálico cercando um filamento, criando assim um diodo que seria o primeiro detetor eletrônico de sinais de radiofrequência.
A invenção de Fleming marcou o início da produção das válvulas eletrônicas ou termiônicas, que foram sendo aperfeiçoadas e serviram de base para a criação de inúmeros dispositivos como o rádio, amplificador, televisão, sistema de radar etc.
muito esclarecedor e estimulante os textos produzidos.
uma viagem pelos primórdios da eletrônica de forma resumida e interessante.