Não vá atrás de conselhos de “curiosos” ou de “fuçadores de Internet” que repetem para tudo, por exemplo, mantras tipo “faça um recap geral” ou “o receptor está desalinhado: antes de tudo faça um reajuste na calibragem” e outras temeridades. Em circuitos de RF, já o escrevemos muitas vezes, raramente haverá a necessidade da troca de capacitores. Os principais defeitos nos circuitos de RF quase sempre são resultantes da “síndrome da parafusite” de algum oidartécnico desastrado, radiotécnico às avessas.

Figura 6. Nos procedimentos de calibração nunca empregar ferramentas metálicas. O uso de chave de fenda nos transformadores de F.I., por exemplo, além de influir na regulagem, pode quebrar os núcleos das bobinas ou provocar curto-circuito entre a armadura do capacitor ajustável e a caneca metálica do transformador.

Figura 7. O isolante de mica danificado provocou curto-circuito no estágio de F.I., quando um reparador anterior tentou ajustar o parafuso com chave metálica.
muito bom estes artigos de antenas e díodo parabéns 👏👏
Grato, colega Ajor Machado! Fique em contato: esperamos poder contar sempre com o colega entre os leitores de Antenna. Abraço.