Era um bom produto, resultante de um bom projeto da engenharia termiônica: mesmo com aquecimento insuficiente dos filamentos esse tipo de receptor era adaptável a baixas tensões, sem modificações nos circuitos.
Cabe, entretanto, uma advertência. Se naquele tempo válvulas como a UCH81 conseguiam funcionar em subtensões, hoje é preciso cuidado especial com o contrário: ligar os receptores antigos, projetados para tensões nominais de 110 V, nas atuais redes de valor eficaz de 127 V ─ e variação máxima até 133 VCA ─ pode ser danoso.
A tensão de pico de uma tomada de tensão de 127 V chega a 179,6 V. Rádios valvulados aguentam melhor transientes de tensão que os equipamentos com semicondutores, mas convém não abusar.
A ECH81 funcionando com “alimentação faminta“ Como já comentado, há muitos anos sabe-se que a ECH81 e a ECH83 são válvulas capazes de operar com tensões anódicas muito baixas. Há um bom campo de experimentação com estas válvulas, utilizando-as com “alimentação faminta”, ou seja, testando-as com pilhas. Achamos interessante trazer este assunto à atenção dos nossos leitores-experimentadores. Colegas experimentadores como Wolfgang Holtmann, da Holanda, já constataram que as válvulas ECH81 e ECH83 conseguem funcionar com tensão de placa de apenas 12,6 VCC, com “igual ou até melhor fluxo de corrente”. Mais detalhes no site do RadioMuseum: https://www.radiomuseum.org/forum/ech83_qru.html . No link há o esquema do circuito de teste usado pelo colega Wolfgang Holtmann para operar as válvulas mencionadas com alimentação mínima. |
Até a próxima edição, pessoal! Bons serviços de reparações, ótimas restaurações.
Não deixemos que o ferro de soldar esfrie!
─ ─ . . . . . . ─ ─
muito bom estes artigos de antenas e díodo parabéns 👏👏
Grato, colega Ajor Machado! Fique em contato: esperamos poder contar sempre com o colega entre os leitores de Antenna. Abraço.