Dicas e Diagramas – XII

Vale a pena conferir o blog do colega Leo Corradini. Além de informações sobre o estanhamento eletroquímico de componentes eletrônicos, há dezenas de outros tópicos de interesse no blog para quem lida com eletrônica, uma ciência que sempre caminhou e caminha ainda de braços dados com a química e a tecnologia dos metais: 

https://potassio-40.blogspot.com/2017/11/o-objetivo-deste-ensaio-e-determinar_8.html?fbclid=IwAR3sbdj2fO1HBSQVUFN7q0BTktuLvdGmUDst9_qzeHYmoMOByqfU1-kkzdY

Figura 9. Deposição de camada galvânica de estanho puro em pinos de válvula atacados por oxidação. A oxidação dos pinos, mesmo em válvulas nunca usadas, é fonte  de ruídos, atenuação do sinal, “emudecimentos”, intermitências e outros problemas no funcionamento dos equipamentos. ─ (Foto: arquivo Leo Corradini/ blogspot “potássio-40”).

A qualidade dos contatos entre a válvula e os terminais do soquete é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos. O ideal seria, em muitas aplicações, que os pinos das válvulas fossem soldados diretamente no circuito, mas isso criaria problemas para a manutenção dos aparelhos.

Válvulas novas e soquetes novos, de boa qualidade, dão contatos excelentes. Alguns tipos de válvulas, de qualidade especial, tinham os seus pinos banhados em ouro. Com o passar dos anos, as válvulas comuns sofrem oxidações nos pinos. Assim também ocorre nos terminais dos soquetes. Para manter equipamentos como receptores sensíveis em boas condições operacionais, faz-se necessária manutenção preventiva e limpeza frequente nesses componentes.

2 comentários sobre “Dicas e Diagramas – XII”

  1. Ajor machado20 de junho de 2023 às 6:11 PMResponder

    muito bom estes artigos de antenas e díodo parabéns 👏👏

    1. Dante Vanderlei Efrom21 de junho de 2023 às 11:20 AMResponder

      Grato, colega Ajor Machado! Fique em contato: esperamos poder contar sempre com o colega entre os leitores de Antenna. Abraço.

Deixe um comentário