Na Figura 7, vemos o diagrama esquemático do rádio Detrola chassi modelo 568, um super-heteródino com 12SA7GT, 12SK7GT, 12SQ7GT, 50L6GT e 35Z5GT, de duas bandas, para operação em 115 V CA ou CC, um típico exemplo do sistema de aterramento “flutuante” em relação à linha de CA.
Como se observa no esquema, a linha de massa do circuito é interconectada ao chassi metálico do aparelho através da combinação R5/C14, destacada em amarelo. O capacitor C14 é de 0,1µF (100nF) e o resistor R5 é de 220kΩ (no esquema original aparece erroneamente como 220MΩ).
Figura 7. Uma falha no capacitor C14 oferecerá perigo de choque fatal para quem tocar em qualquer parte metálica do receptor. Mesmo aparentando estar em “bom estado”, no capacitor pode haver uma diferença de potencial de CA capaz de colocar em risco o usuário do aparelho.
Pelos padrões atuais, o sistema de “floating ground” é insatisfatório e não oferece segurança. Melhor é sempre usar um transformador isolador também nesse tipo de equipamento.
Capacitores como o C14 do circuito são críticos. Ao fazer manutenção nesse tipo de aparelho, que adota linha de CA “flutuante” para o chassi, substitua o capacitor antigo de papel por um de segurança ─ como os tipos Y ou X2, para 250 V ou mais de isolação em corrente alternada
Bom dia pode enviar pro meu e-mail?
jorlima2@yahoo.com.br
No momento, Jorge, não temos essa opção. Vamos ver como implementar, ok?
Parabém João Rubens, admirável a sua luta pela preservação destes equipamentos antigos e documentários, isso é de grande importância. Tenho vários receptores para serem restaurados, mas me falta tempo.
Obrigado