Dicas e Diagramas – V

João Rubens Mano é o criador e administrador de um movimentado grupo de internet, o “Restaurando Rádios Antigos”, onde mais de 12 mil participantes, trocam dados técnicos e compartilham experiências sobre a recuperação e a restauração de rádios valvulados. Além disso, é um craque na manutenção de equipamentos de radiocontrole, R/C, de onde surgiu o “apelido” Manorc.

Foto 4. Um Philips BR717X, restaurado por João Rubens Mano

Poucos têm conhecimento de outra grande contribuição de João Rubens Mano para a preservação e a difusão do conhecimento técnico sobre eletrônica: é a sua iniciativa de ter adquirido, recuperado, reorganizado e pacientemente digitalizado o acervo da antiga Esbrel, Esquemateca Brasileira de Eletrônica, que pertenceu ao grupo Antenna/Eletrônica Popular.

São quase duas toneladas de documentos, num total de mais de 30 mil diagramas esquemáticos, manuais de serviço, manuais de operação, manuais originais de amplificadores clássicos (inclusive de guitarras), receptores nacionais e importados, instrumentos de medições eletrônicas, televisores, etc. Esse grande acervo, depois de vários anos de trabalho de recuperação e de digitalização dos documentos, está sendo colocado à disposição dos reparadores e restauradores.

Mais informações e uma lista, ainda parcial, dos manuais e esquemas disponíveis, podem ser encontradas em:  http://www.manorc.com.br/inicial_r_antigos.html .

Interessados em cópias de esquemas ou manuais também poderão entrar em contato com João Rubens Mano através de:

            ─ Email: manorc1@manorc.com.br

            ─ WhatsApp: 051 99731 1158

Aqui está mais um belo trabalho de João Rubens Mano: a recuperação de um veterano Hallicrafters S-38:

Era o que tínhamos para esta edição, colegas! Boas restaurações e ficamos todos gratos pelo exemplo e pela abnegação do nosso colega João Rubens Mano à causa da “retrônica” e à preservação da documentação técnica sobre rádios antigos!  

─ ─ …   … ─ ─

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – V”

    1. Antenna1 de dezembro de 2022 às 8:12 AMResponder

      No momento, Jorge, não temos essa opção. Vamos ver como implementar, ok?

  1. José Carlos Bueno Ferreira1 de dezembro de 2022 às 7:11 PMResponder

    Parabém João Rubens, admirável a sua luta pela preservação destes equipamentos antigos e documentários, isso é de grande importância. Tenho vários receptores para serem restaurados, mas me falta tempo.

  2. José Carlos Bueno Ferreira1 de dezembro de 2022 às 7:12 PMResponder

    Obrigado

Deixe um comentário