Figura 4. Diagrama esquemático do Philips Matador na versão V6U, tipo CA/CC (sem transformador de força). A seleção da tensão de funcionamento era feita através da troca da válvula de lastro (“ballast”), marcada como “L7” no diagrama. Este esquema foi provavelmente o primeiro de receptor comercial a ser publicado pela histórica revista Antenna (fevereiro de 1943), no alvorecer do SDC, Serviço de Diagramas Comerciais da editora. Posteriormente, o SDC se transformou na Esbrel, Esquemateca Brasileira de Eletrônica, que prestou inestimáveis serviços aos profissionais brasileiros. O acervo da Esbrel foi adquirido e está sendo recuperado pelo colega João Rubens Mano: vide a seção “Conhecendo os Colegas” desta edição de Dicas e Diagramas.
Figura 5. Propaganda do rádio Philips Matador feita, na época, na Estônia. Em tradução livre: “Um novo e valioso super-receptor de três bandas por um preço excepcionalmente baixo”. As linhas adotadas no gabinete moldado em resina fenólica despertaram grande atenção entre os consumidores quando o receptor foi lançado. Alguns historiadores de equipamentos antigos referem que o projeto do gabinete é inspirado nas linhas de um palco teatral.
Bom dia pode enviar pro meu e-mail?
jorlima2@yahoo.com.br
No momento, Jorge, não temos essa opção. Vamos ver como implementar, ok?
Parabém João Rubens, admirável a sua luta pela preservação destes equipamentos antigos e documentários, isso é de grande importância. Tenho vários receptores para serem restaurados, mas me falta tempo.
Obrigado