Dicas e Diagramas – V

Com rádios valvulados, antena externa  é indispensável para uma boa recepção em ondas curtas

Radio, J. Luiz Belart, Flores e Manos Editores, Rio, 1932.

Pouca sensibilidade na recepção de ondas curtas? Antes de trocar as válvulas do receptor, supondo que estejam “cansadas”, o melhor é tentar instalar uma boa antena externa. Rádios valvulados precisam de antenas adequadas para funcionar em ondas curtas.

Receptores valvulados foram projetados ─ e ajustados ─ para uso com antenas externas eficientes. Desde os primeiros receptores, as antenas são necessárias para a recepção de sinais fracos. À medida que as válvulas foram sendo aperfeiçoadas, a sensibilidade dos aparelhos melhorou. Ainda assim, antenas eficientes continuaram indispensáveis para que, juntamente com circuitos de melhor rendimento, a sensibilidade nos receptores ao alcance dos montadores chegasse, por exemplo, a 3µV em ondas curtas, em AM.

Um receptor sensível foi veiculado em Antenna de abril de 1948, em artigo especial, intitulado “3µV em Onda Curta com um ‘Super’ de Cinco Válvulas”, do engenheiro Renato Cingolani.

*Dante Efrom, PY3ET. Antennófilo, jornalista, radioamador, redator e autor de textos técnicos sobre eletrônica, radioamadorismo e reparações. Assinante, leitor e colaborador de Antenna/Eletrônica Popular no tempo de G.A. Penna, PY1AFA.

4 comentários sobre “Dicas e Diagramas – V”

    1. Antenna1 de dezembro de 2022 às 8:12 AMResponder

      No momento, Jorge, não temos essa opção. Vamos ver como implementar, ok?

  1. José Carlos Bueno Ferreira1 de dezembro de 2022 às 7:11 PMResponder

    Parabém João Rubens, admirável a sua luta pela preservação destes equipamentos antigos e documentários, isso é de grande importância. Tenho vários receptores para serem restaurados, mas me falta tempo.

  2. José Carlos Bueno Ferreira1 de dezembro de 2022 às 7:12 PMResponder

    Obrigado

Deixe um comentário