Figura 8. O físico Arthur Wehnelt descobriu que a emissão de elétrons poderia ser extraordinariamente aumentada caso elementos como o filamento/catodo fossem revestidos com óxidos como o de tório.
O trabalho de Wehnelt provocou enorme desenvolvimento na tecnologia de fabricação de válvulas. Pesquisando-se o efeito de revestimentos com óxidos metálicos chegou-se à criação do tungstênio toriado, com maior eficiência na emissão de elétrons. A primeira válvula fabricada com catodo recoberto com óxidos apareceu em 1911. O carioca Arthur Wehnelt foi notável não apenas por seus trabalhos e pesquisas no campo da emissão termiônica: teve igual destaque no desenvolvimento dos raios X e das válvulas de descargas em gás.
A importância da liga Fernico/Kovar
O Fernico, também chamado de Kovar, é uma liga de ferro, níquel e cobalto, de boa condutividade elétrica, que possui as mesmas características de dilatação do vidro. É o metal usado nos pinos das válvulas. Com essa liga foi possível a criação de válvulas menores, construídas com envelopamentos “all-glass” (todo em vidro). Antes do Kovar ou Fernico, as válvulas trincavam ou perdiam o vácuo por causa da dilatação dos pinos no vidro, em virtude do calor interno.
Saudoso bigodudo PYAFA. e inesquecível revista Antenna.
Graças a Antenna, várias gerações foram formadas nas técnicas da Eletrônica. Continuamos, agora na internet, com a ajuda de leitores como Miguel Tasende Farina, no esforço de manter vivo o importante legado de Elba Dias e Gilberto Affonso Penna. Forte abraço.
lia todas. eu era o Py1 BA
É um prazer reencontrá-lo, amigo Liege Melo, agora nas páginas “virtuais” de Antenna. Mantenha contato! Forte 73! ─ (Dante, PY3ET).