O sinal de áudio, de baixa frequência, é separado do sinal de alta frequência gerado pelo oscilador local e parte deste é levado pelo circuito de regeneração, novamente, ao circuito oscilador para que seja amplificado. O oscilador funciona como amplificador para o sinal de áudio que é de baixa frequência. Desta forma a etapa de sintonia demodula o sinal de alta e amplifica simultaneamente o sinal de baixa frequência. O sinal retirado da etapa de regeneração já possui alguma amplificação e é levado ao amplificador de saída para que tenha intensidade para acionar o alto-falante.
Esta classe de receptor possui boa sensibilidade, porém possui ajuste de regeneração, que regula o ponto de operação com maior ganho (em nossa montagem, isto é feito pelo trimpot). Este ajuste torna este tipo de receptor desconfortável para o uso comercial, porém, pode ser encontrado em receptores profissionais para a faixa de VHF.
COMPONENTES
Além da simplicidade do circuito e da facilidade da placa de circuito impresso, nosso RX foi projetado para a o segmento dos 27 MHz, abrangendo boa parte dos 40 canais, talvez até um pouco mais. Isto vai depender da construção da bobina e do capacitor variável.
Os componentes são facilmente encontrados no comércio eletrônico das grandes cidades, como São Paulo – onde tem de tudo – e em outras capitais. Você vai precisar confeccionar a placa de circuito impresso, pelos vários métodos já divulgados.
A bobina L-1 é composta de 9 espiras em diâmetro de 8 mm e fio 22 AWG. Cuidado ao comprar fios esmaltado nas lojas… esse povo não conhece mais o padrão AWG e querem saber a seção quadrada do fio.
No nosso desenho, os resistores estão claramente identificados como sendo as peças
retangulares (exceto por um marcado 1N5 que é um capacitor) Os capacitores são os desenhos ovais e os valores mostrados estão sempre em nanofarads como 10n ou picofarads como 100p ou 6p. Os quatro eletrolíticos são identificados pelos valores em microfarads como 470uF. A tensão de trabalho para esse circuito pode ser de 16 volts.
O desenhista também colocou alguns valores que se encontram no corpo dos capacitores, como 223. Neste caso é 22 acrescido de três zeros. Esse 223 é um capacitor de 22nF ou 22.000pF. Um capacitor marcado como 103 – dez seguido de três zeros é 10.000pF ou 10nF.
Outro componente que precisa de sua atenção é o choque de RF de 33uH. Ele é facilmente encontrado no comércio mas você pode experimentar colocando 180 espiras de fio bem fino num resistor acima de 1,2 k.