CONSTRUÇÃO DA ANTENA QUADRA CÚBICA PARA VHF

*A cargo de Ademir, PT9HP

Vamos construir nossa antena quadra cúbica, considerada a rainha das antenas, pelo seu alto ganho… e pelas dificuldades mecânicas apresentadas.

Adotamos o estilo “diamante”, que embora aproxime mais o quadro do chão, dá mais firmeza nos quadros e facilita a colocação do cabo coaxial próximo ao tubo de PVC.

Cada quadro da antena é suportado por uma cruzeta de PVC de boa qualidade e tubos também o mais retilíneos possível. Veja os detalhes nas fotos da seção de junho passado.

NOTA: toda antena com irradiantes ou refletores (Yagi e Quadra Cúbica) necessita de um acoplador de impedâncias para ajuste correto. Uma antena dipolo não precisa de acopladores de impedância.

Eis as medidas da antena para a faixa de RADIOAMADORES – 144 MHZ:

REFLETOR: 2,5 metros de comprimento total de fio 10

Cada lado do elemento tem 55 cm

IRRADIANTE; 2 metros de comprimento total de fio 10

Cada lado do elemento tem 49 cm

Espaçamento na vareta (spreader), onde vai o furo para passar o fio:

Refletor: do centro para a ponta: 39 cm

Irradiante: do centro para a ponta: 35 cm

A gôndola (boom) tem 27 cm de comprimento total, que é o espaçamento ideal entre os dois elementos. Nada impede usar um pouco maior, para ajustes. Nota: o desenho abaixo mostra os elementos lado a lado, mas na montagem final, eles estão defronte um ao outro!

Seção casadora (gamma­match) é constituída de 34 cm de cabo coaxial de 75Ω, ligado em série com o resto do cabo coaxial, que é de 50Ω

Deixe um comentário