Conforme descrito na primeira parte deste artigo, dividimos a alimentação do estágio de ganho de tensão e a do estágio de saída do Ultrarraiende, de forma a aumentarmos a eficiência global do amplificador.
Pelo datasheet da RCA, para 8Ω, a tensão, sem carga, da fonte deve ser de 86VCC, arbitramos uma queda, aproximada, de 4VCC a 6VCC, sem carga também, devida ao conjunto de transistores de saída e, assim, projetamos a nossa para fornecer em torno de 80VCC para o último estágio, mantendo 86VCC para o primeiro.
Assim, considerando-se essas tensões contínuas, sem carga, o transformador T1 deverá fornecer, então, em seus secundários S1A e S1B, 80V/1,414=56,6VCA, aos quais somaremos 1V para as perdas de condução nos diodos. Arredondando, teremos então 58VCA em cada enrolamento S1.
A esses 58VCA somaremos (6VCC/1,414) e mais 1V para perdas, de forma que S2A e S2B devem ser de aproximadamente 63VCA. Sua corrente, entretanto, é bem pequena, comparada à dos secundários S1.
Isto resultará, no circuito acima, em uma fonte com duas tensões. Reduzimos a corrente de dreno pela metade, aproximadamente, e adicionamos dois LED para termos a noção de que a fonte está energizada e/ou os capacitores de filtro estão carregados. Lembrem-se de que há quase 170VCC disponíveis nesta fonte e, portanto, todo cuidado é pouco em sua manipulação. A ponte retificadora pode ser qualquer uma, de 20A de capacidade por 400V, ou mais, e necessita de um dissipador de calor.
Sabendo as tensões, necessitamos agora, para dimensionar nosso transformador, saber qual seria a potência transformada.
Se o leitor adquirir o transformador pronto, ou apenas mandar construí-lo, esta será a última etapa de seu trabalho, bastando adquirir os demais componentes e montar o circuito. No fim desta parte, mostraremos uma sugestão de placa impressa para ela.
Pela Internet, um transformador do tipo pode ser encomendado, mas, se quisermos economizar alguns trocados e, de quebra, exercitar nossos conhecimentos, vale a pena construir um.
Em Antenna, nos seguintes links, encontramos as informações necessárias para a construção de nosso transformador:
– https://revistaantenna.com.br/como-descobrir-a-potencia-de-um-transformador/
Show de bola, aguardando mais….