Capacitores em Série e Paralelo: O Que Perguntam Por Aí – Parte II

Uma observação de ordem prática

Sob o ponto de vista teórico a solução proposta nesta questão é válida, entretanto é importante conferir, ou melhor, medir cada capacitor para confirmar que realmente estão com 1μF caso contrário o resultado será diferente do esperado.

Como medir um capacitor de capacitância maior que a escala do capacímetro permite

Esta foi uma situação proposta na parte I que repetimos aqui para analisar.

Você precisa medir um capacitor, por exemplo, de 470µF e seu capacímetro só mede até 20µF.

O que você faz:

  1. Desiste de medir
  2. Compra outro capacímetro
  3. Utiliza os conceitos que aprendeu aqui

A resposta, obviamente, é a opção 3.

A opção 1 é para quem não é técnico e a opção 2 é para quem tem dinheiro sobrando e não está com pressa para realizar a medida.

É possível que este tópico não seja nenhuma novidade para você porque ele foi incluído no meu e-book Testando Componentes Eletrônicos e já apareceu também no meu blog num artigo de novembro de 2018, mas vai que você não viu nenhum dos dois, então, vai aqui de bônus para os leitores da Revista Antenna e agora com uma explicação mais técnica.

Você já sabe que dois capacitores em série fornecerão uma capacitância menor que o valor do menor deles.

No nosso exemplo, o capacímetro só mede até 20µF logo se colocarmos o suposto capacitor de 470µF em série com um de 20µF ou menos o resultado será menor e o capacímetro irá medir.

Simples assim!

Não irei repetir o procedimento aqui e espero que você mesmo tire suas conclusões com tudo que apendeu nestes dois artigos e ainda em mais duas opções: – ler meu artigo no blog ou adquirir meu e-book (plim plim!).

Deixe um comentário